top of page
Buscar
  • Foto do escritorjornalviannamais vianna mais

RACISMO E PRECONCEITO SÃO TRATADOS EM LIVE COM O ANTROPÓLOGO E HISTORIADOR MÁRIO SÁ.


No dia 23 de junho Os estudantes do ensino fundamental da Escola Joaquim Vianna tiveram a oportunidade de participar de uma live com o professor, antropólogo e doutor em história da Universidade Federa da Grande Dourados, Mário Sá. Nesse diálogo foram abordados os temas: Racismo, Preconceito e Desigualdade Racial. A professora de Língua Portuguesa Érica Icassati ressalta:

“Penso que no ensino fundamental poucas vezes esses temas tem sido abordado. Essa live colaborou para que os estudantes reflitam mais sobre suas próprias atitudes, já que é uma fase de muito bullying.”

Esse evento foi uma organização interdisciplinar que contou com as disciplinas de Projeto de Vida, Arte, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História e Geografia. Os professores ressaltaram que essa abordagem tem sido muito utilizada para chamar a atenção dos estudantes e promover uma prática educativa diversificada, em que os estudantes possam ter contato com profissionais de outras áreas e também com temas importantes para a contemporaneidade.

O multiculturalismo é uma temática que aparece na BNCC como tema contemporâneo e que precisa ser tratado na escola para garantir uma educação mais justa, que busque o fim das desigualdades, a história e cultura afro brasileira na educação também é prevista na lei 10.639/03. A professora Maria Inês da disciplina de história evidenciou:

“o professor é bem claro nas colocações, ele tem muita sabedoria e consegue trazer isso com muito respeito e qualidade ao nível dos alunos e segundo porque o tema foi bem propício ao momento em que o mundo e o Brasil está vivendo de intolerância racismos e violência. Levando todos nós a uma reflexão e conhecimento, carregado de esperança no ser humano .E que ainda vale pena acreditar no ser humano. Fiquei também comovida com a participação dos alunos que fizeram questões pertinentes isso prova que temos que acreditar nos jovens e no futuro de igualdade e justiça sem parecer um chavão ou um discurso hipócrita."

A participação dos estudantes foi muito positiva, vários deles colaboraram com relatos pessoais e se sentiram confortáveis para contar para o professor Mario Sá sobre casos de preconceito e racismo que já sofreram. A estudantes Julia Xavier mostra isso em sua fala:

“A live pra mim foi uma coisa muito importante, eu acho extremamente necessário falarmos sobre esses assuntos, e acho que deveriam fazer mais vezes até sobre matérias ou assuntos livres como esse, eu gostei muito da participação de nós alunos e professores, nessa live eu senti que muitos alunos falaram também sobre o que já passaram com discriminação, racismo etc, acho que quanto mais trabalharmos sobre isso mais vamos abrir nossas mentes e ser alunos mais competentes, educados e mente aberta.”


Redação Vianna Mais.

29 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page