top of page
Buscar
  • Foto do escritorjornalviannamais vianna mais

Educação Em Tempos de Pandemia: a partir da visão dos estudantes.

Nos últimos meses passamos por intensas transformações em nossas vidas e em nossa forma de estudar. Ninguém estava preparado para uma pandemia, e os estudantes e professores foram inseridos numa nova forma de ensino que nós ainda não estávamos adaptados.

Pensando nisso a equipe Jornal Vianna Mais fez uma entrevista realizada com alguns estudantes da escola Joaquim Vianna, entre os dias 15 e 19 de Junho de 2020, abordando o tema EAD (Ensino à Distancia), onde levamos em dialogamos sobre os pontos positivos e negativos das aulas remotas. Essas perguntas tiveram como objetivo saber como alguns estudantes estão lidando com todas as atividades.





Na pergunta número 1 Como está sendo para você lidar como todas as atividades? A maioria das respostas foram que as atividades não estão sendo muito fáceis, um dos estudantes alega que:

“existem muitos estudantes que não tem muita privacidade nem muito tempo para se dedicar 100% a aprender as matérias, afinal não somos alunos o tempo todo”. Também foi evidenciado que muitos estudantes não tem acesso ou não conseguem dedicar tempo suficiente às atividades.

Alguns estudantes evidenciaram que a quantidade de atividades é demasiada, mas o entrevistado 2 ressaltou: “Não, eles só mandam todas de uma vez, como eles passam tudo de uma vez parece que é muito mais do que eles passariam na sala, afinal na sala de aula nós aprendemos aos poucos. Mas quando há organização conseguimos fazer tudo".

Todos os estudantes disseram que os professores estão se esforçando, apesar de existir professores que estão passando muita matéria, a maioria deles estão se esforçando bastante e dando a atenção necessária para seus alunos e devemos reconhecer esse esforço, pois os professores também não são 100% escola o tempo todo.

Com relação a pergunta “Qual o seu nível de aproveitamento nessas aulas do EAD? Você acha que está suprindo as suas necessidades como aluno?” Como era esperado o nível de aproveitamento não é tão alto quanto gostaríamos, o entrevistado 3 ressaltou: “pesquisas não são o suficiente, pois aprender em uma aula presencial é bem melhor, afinal os professores estão ali para dar exemplos e tirar duvidas na hora, mas eu reconheço o esforço de todos.”

Com as entrevista ficou claro que os estudantes em sua maioria estão tendo mais dificuldades do que teriam em sala de aula, porque nada substitui o professor explicando e dando os exemplos ao vivo. Mas nesse momento as atividades remotas são a única forma de manter algum aprendizado e nós precisamos nos unir para que tudo funcione o melhor possível.


Redação: Maria Eduarda Gazola

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page