top of page
Buscar
  • Foto do escritorjornalviannamais vianna mais

EQUIPE JOAQUIM VIANNA ORGANIZA LIVE COM DOUTOR EM HISTÓRIA INDÍGENA

Em meio a pandemia escolas públicas tem encontrado diferentes metodologias para manter a educação funcionando. Para isso nossa escola promoveu nos últimos dias um projeto interdisciplinar voltado para temática “História e Cultura Indígena”. Esse projeto aborda a temática cultural indígena que é prevista na Lei 10.639 de 2003 e foi trabalhado de maneira interdisciplinar com as disciplinas de sociologia, filosofia, história, geografia, língua portuguesa, projeto de vida e Arte, e foi pensado como uma forma de abordar a temática cultural indígena que é prevista na Lei 11.645 de 2008.

Esse projeto reflete o esforço que a nossa escola tem feito para manter a efetividade da Educação de qualidade, voltada para as competências socioemocionais previstas na Base Nacional Comum Curricular.



A finalização desse projeto se deu com uma live através dessa mesma plataforma Google meet, com o historiador e doutor em história indígena professor Éder Novak. Nessa reunião online o palestrante propôs um diálogo pautado nos principais preconceitos e estereótipos que ele percebe nas escolas a respeito das populações indígenas. Os temas centrais foram: cultura e comportamento, terra, moradia e línguas tradicionais.



A Live que estava prevista para ter duração de 40 minutos se estendeu por 2 horas, iniciando-se às 9 horas do dia 10 de junho de 2020 e se encerrando às 11 horas do mesmo dia. a extensão do horário se deu por conta da demonstração demonstração de interesse dos estudantes. plataforma Google meet, com o historiador e doutor em história indígena professor Éder Novak. Nessa reunião online o palestrante propôs um diálogo pautado nos principais preconceitos e estereótipos que ele percebe nas escolas a respeito das populações indígenas. Os temas centrais foram: cultura e comportamento, terra, moradia e línguas tradicionais.


A professora Vânia Lopes evidencia: É extremamente relevante a temática sobre a Cultura Indígena a nível de Brasil, sobretudo na nossa região, pelo quantitativo da população indígena. Importante destacar também, que a nossa região é um corredor cultural, com raízes multietnicas riquíssimas. E este tipo de discussão nos permite vislumbrar o outro, ou seja, a alteridade, a empatia.

47 visualizações0 comentário
bottom of page